>Programas de Humor… sem humor!

>

Parece até piada falar desse assunto, mas é a realidade de alguns programas de TV que volta e meia permanecem reinando nas emissoras. Não sei se é o formato estagnado, ou os humoristas que não criam coisas novas para chamar a nossa atenção.

Não sei onde está a dificuldade de criar. Aos montes estão chegando novos talentos. E grandes humoristas do passado continuam apresentando boas ideias. Porém, sempre tem a ovelha desgarrada que não busca agradar o público e continua com piadinhas antigas e sem graça.

Para não dizer que estou exagerando, vou falar daqueles que se superam: que já foram bons, hoje não são, mas quem sabe um dia… Tenho a esperança que voltem a ser!

Casseta e planeta (Globo)

Toda terça-feira a sequência do programa é a mesma… Primeiro eles fazem uma piada sobre o episódio que acabou de ser exibido na novela das oito mesmo. Lançam  uns personagens engraçadinhos, soltam uma piada boa e depois fica uma pausa na cena, que sinceramente não dá pra entender. Depois vem algum produto Tabajara, que já fez sucesso, ou seja: passado. Depois convidam algum artista global (muitas vezes) para participar, fica meio fake… mas fazem. E por fim, lançam algumas notícias que deveriam sem engraçadas. Às vezes saem coisas boas, mas poderia ser melhor.

A praça é Nossa (SBT)

Esse ainda é durante a semana. Já foi no sábado, passou pela quinta, pela quarta… Sinceramente, hoje em dia não sei o horário que está sendo exibido o programa, mas está. Na mesma praça no mesmo banco, com os mesmos personagens e o pior: com as mesmas piadas. Tem o povo que finge comer na lanchonete, tem as flores de plástico ao fundo do banco que precisa de uma “mãozinha” de tinta, tem o jornal do Carlos Alberto que deve ser da década de 80, e o pior: os personagens. Vou parar por aí. Mas, nem todos são ruins no programa. Tem a Vera Verão… Já foi, né? O Ronald Golias… já foi tambem! mas tem o Carlito Tevez… Tomara que ele não vá.

Zorra-Total (Globo)

Esse é o campeão dos sem humor. São mais de dez anos no ar e o pior não é a falta de boas ideias… Existem, algumas, mas existem. Vou dar um exemplo: o programa é todo trabalhado em cima de bordões e se um faz sucesso, pronto! Parece que não tem um tempo de vida hábil e torna-se motivo pra se repetir milhões de vezes, através de anos, décadas… ou seja, fica (muito) chato… “Olha a faca”, “Cara Crachá (872X)”, “Comida gordurosa podxe“,  entre outros. Sem falar que tem uns quadros que não entendo a graça de existir… Ou seja, bem que o programa poderia usar melhor seus atores e trazer algo novo para o telespectador.

Afinal, é isso que a gente espera: um programa de humor, criativo, engraçado e, se possível, na TV aberta.

 Escrito por Lamonier Araújo (@lamonier)

Deixe um comentário